SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA
TEXTO GERADOR: “Melancia
e Coco Verde”, de Ricardo Azevedo
Abaixo seguem questões/
atividades para diferentes etapas de uma situação de aprendizagem com foco em
leitura, a partir de estratégias explicadas no curso MGME: Melhor Gestão, Melhor
Ensino de Língua Portuguesa. Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.
ETAPA 1 – ANTES DA LEITURA
Iremos iniciar com uma conversa
sobre o texto “Melancia e Coco Verde”, de Ricardo Azevedo, para isso iremos
pensar sobre algumas questões:
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE
MUNDO:
1- Conversar
sobre o que o titulo sugere tal como:
1-
Colocar a imagem do texto
2-
Que imagem vocês vêem no texto?
3-
O que vocês acham que representa a imagem?
4-
Do que tratará a imagem?
5-
Onde vocês acham que se passa o texto?
6-
Porque vocês acham isso?
7-
Em um texto como esse o que pode acontecer
8-
Pensem em personagens, fatos e cenários?
9-
Vocês já leram algum texto de Ricardo Azevedo?
Quais? [nesse momento o professor levara os alunos na biblioteca, esta já
estará organizada com os livros do autor em exposição, os alunos farão uma
biografia coletiva]
ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Agora iremos fazer a leitura do
texto, os alunos estarão sentados em duplas com grupos produtivos.
ETAPA 3 – DEPOIS DA LEITURA
CAPACIDADES DE DECODIFICAÇÃO
Compreensão do uso pronome (tu),
uso dos verbos, linguagem formal e informal (questionar os alunos), percepção
do discurso em prosa e em verso, ditados populares, as repetições de palavras
no texto como: crescia e falava.
ETAPA 4- LOCALIZAÇÃO E/OU COPIA
DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
10-
Quem é o narrador da historia?
11-
Quais os personagens da historia?
12-
Onde se passa a historia?
13-
De acordo com os versos “Essa vida... o seu
amor!” a noiva compreendeu o recado e arregalou os olhos. Depois saltou um
grito desfalecida no chão da sala. Localize a informação do acontecimento e
qual o espaço e o tempo?
14-
Explique a temática central do texto?
15-
Qual a importância do índio no desenrolar da
historia?
ETAPA 5 – COMPARAÇÃO DE
INFORMAÇÕES
CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
Leitura compartilhada (reconto da
historia)
Discussão:
16-
Se as meninas fossem a personagem, casariam ou
esperariam o moço?
17-
Se os meninos fossem o personagem, eles ficariam
para ajudar os amigos ou iriam em busca do amor?
18-
Vocês acreditam que exista um amor assim?
19-
Vocês acreditam um amor assim?justifique?
ETAPA 6- GENERALIZAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Conclusões gerais sobre o fato, a
situação, exemplos e explicações.
20-
Era amor ou paixão que existia entre os dois,
considerando sua separação?
21-
Considerando o desejo do pai o que foi mais
forte o amor ou a distancia?
22-
Traria a riqueza do primo mais felicidade que o
amor do soldado?
23-
Porque ao receber o recado de que o soldado
estava vivo a moça desistiu do casamento?
ETAPA 7- PRODUÇÕES DE
INFERENCIAS LOCAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Compreensão de vocábulos
desconhecidos, fazendo inferências, ou seja, descobrindo pelo contexto o
significado do termo:
- estanceiro – parentalha- chimarrão
Voltar ao texto e grafar as
palavras desconhecidas
Uso do dicionário (verbete)
dentro do texto.
ETAPA 8- PRODUÇÃO DE
INFERENCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Trazer o conhecimento de mundo e
lógicos.
24-
Porque os personagens tem o nome de Melancia e
Coco Verde?
ETAPA 9- RECUPERAÇÃO DO
CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
25-
Em qual obra esse texto foi publicado?
26-
Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
27-
Qual é o publico alvo para esta obra?
ETAPA 10- DEFINIÇÃO DE
FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E
REPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO.
Fruir esteticamente; conhecer a
cultura da religião; conhecer o habito de vida.
ETAPA 11- PERCEPÇÃO DE
RELAÇOES DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA
DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Ler o texto e colocá-lo em relação com outros textos que estão tramados e este texto, isso poderá resultar como replicas ou respostas.
ETAPA 12- PERCEPÇÃO DE
RELAÇOES DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E
RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Relação com a cantiga de roda
Ciranda, Cirandinha; ditado popular
ETAPA 13 – PERCEPÇÃO DE OUTRAS
LINGUAGENS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E
RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Percepção de outras linguagens (imagens
e sons) como elementos constitutivos não somente na linguagem verbal e escrita.
ETAPA 14- ELABORAÇÃO DE
APRECIAÇOES ESTETICAS E/OU AFETIVAS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E
RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Quando lemos, replicamos ou
reagimos ao texto constantemente: sentimos prazer, apreciamos o belo priorizamos valores humanos, temos por princípio a ética e
moral, solidariedade, respeito ao próximo, por bichos e plantas e pela natureza, que seja tolerante, que
não discrimine nem preconceitue o outro
por cor, por status social.
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E
RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Propor um debate com o tema “PRECONCEITO
SOCIAL” que levará os alunos a uma criticidade sobre o assunto discutido.
1-
Por que das ações dos personagens?
2-
Qual é a critica que o personagem fez no texto
gerador?
3-
E no intertexto?Qual é a critica feita pela
Mafalda?
4-
Qual a sua opinião nos dois textos?
5-
De que forma o amor foi abordado nos diversos
textos lidos por nós?
6-
Compare o amor de antigamente com os dias
atuais. Quais as semelhanças e diferenças do comportamento de hoje?
....propostas e propostas de produção de textos......
Nenhum comentário:
Postar um comentário