sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA TEXTO GERADOR: “Melancia e Coco Verde”, de Ricardo Azevedo

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA

TEXTO GERADOR: “Melancia e Coco Verde”, de Ricardo Azevedo

Abaixo seguem questões/ atividades para diferentes etapas de uma situação de aprendizagem com foco em leitura, a partir de estratégias explicadas no curso MGME: Melhor Gestão, Melhor Ensino de Língua Portuguesa. Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.
ETAPA 1 – ANTES DA LEITURA
Iremos iniciar com uma conversa sobre o texto “Melancia e Coco Verde”, de Ricardo Azevedo, para isso iremos pensar sobre algumas questões:
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO:
1-      Conversar sobre o que o titulo sugere tal como:
1-      Colocar a imagem do texto
2-      Que imagem vocês vêem no texto?
3-      O que vocês acham que representa a imagem?
4-      Do que tratará a imagem?
5-      Onde vocês acham que se passa o texto?
6-      Porque vocês acham isso?
7-      Em um texto como esse o que pode acontecer
8-      Pensem em personagens, fatos e cenários?
9-      Vocês já leram algum texto de Ricardo Azevedo? Quais? [nesse momento o professor levara os alunos na biblioteca, esta já estará organizada com os livros do autor em exposição, os alunos farão uma biografia coletiva]
ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Agora iremos fazer a leitura do texto, os alunos estarão sentados em duplas com grupos produtivos.
ETAPA 3 – DEPOIS DA LEITURA
CAPACIDADES DE DECODIFICAÇÃO
Compreensão do uso pronome (tu), uso dos verbos, linguagem formal e informal (questionar os alunos), percepção do discurso em prosa e em verso, ditados populares, as repetições de palavras no texto como: crescia e falava.
ETAPA 4- LOCALIZAÇÃO E/OU COPIA DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
10-   Quem é o narrador da historia?
11-   Quais os personagens da historia?
12-   Onde se passa a historia?
13-   De acordo com os versos “Essa vida... o seu amor!” a noiva compreendeu o recado e arregalou os olhos. Depois saltou um grito desfalecida no chão da sala. Localize a informação do acontecimento e qual o espaço e o tempo?
14-   Explique a temática central do texto?
15-   Qual a importância do índio no desenrolar da historia?
ETAPA 5 – COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
Leitura compartilhada (reconto da historia)

Discussão:
16-   Se as meninas fossem a personagem, casariam ou esperariam o moço?
17-   Se os meninos fossem o personagem, eles ficariam para ajudar os amigos ou iriam em busca do amor?
18-   Vocês acreditam que exista um amor assim?
19-   Vocês acreditam um amor assim?justifique?
ETAPA 6- GENERALIZAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Conclusões gerais sobre o fato, a situação, exemplos e explicações.
20-   Era amor ou paixão que existia entre os dois, considerando sua separação?
21-   Considerando o desejo do pai o que foi mais forte o amor ou a distancia?
22-   Traria a riqueza do primo mais felicidade que o amor do soldado?
23-   Porque ao receber o recado de que o soldado estava vivo a moça desistiu do casamento?
ETAPA 7- PRODUÇÕES DE INFERENCIAS LOCAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Compreensão de vocábulos desconhecidos, fazendo inferências, ou seja, descobrindo pelo contexto o significado do termo:
- estanceiro – parentalha- chimarrão
Voltar ao texto e grafar as palavras desconhecidas
Uso do dicionário (verbete) dentro do texto.

ETAPA 8- PRODUÇÃO DE INFERENCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
Trazer o conhecimento de mundo e lógicos.
24-   Porque os personagens tem o nome de Melancia e Coco Verde?
ETAPA 9- RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
25-   Em qual obra esse texto foi publicado?
26-   Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
27-   Qual é o publico alvo para esta obra?
ETAPA 10- DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E REPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO.
Fruir esteticamente; conhecer a cultura da religião; conhecer o habito de vida.
ETAPA 11- PERCEPÇÃO DE RELAÇOES DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO

Ler o texto e colocá-lo em relação com outros textos que estão tramados e este texto, isso poderá resultar como replicas ou respostas.
ETAPA 12- PERCEPÇÃO DE RELAÇOES DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Relação com a cantiga de roda Ciranda, Cirandinha; ditado popular
ETAPA 13 – PERCEPÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Percepção de outras linguagens (imagens e sons) como elementos constitutivos não somente na linguagem verbal e escrita.
ETAPA 14- ELABORAÇÃO DE APRECIAÇOES ESTETICAS E/OU AFETIVAS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO
Quando lemos, replicamos ou reagimos ao texto constantemente: sentimos prazer, apreciamos o belo priorizamos valores humanos, temos por princípio a ética e moral, solidariedade, respeito ao próximo, por bichos e plantas e pela natureza, que seja tolerante, que não discrimine nem preconceitue o outro por cor, por status social.
 ETAPA 15- ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLITICOS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇAO AO TEXTO- INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO

Propor um debate com o tema “PRECONCEITO SOCIAL” que levará os alunos a uma criticidade sobre o assunto discutido.
1-      Por que das ações dos personagens?
2-      Qual é a critica que o personagem fez no texto gerador?
3-      E no intertexto?Qual é a critica feita pela Mafalda?
4-      Qual a sua opinião nos dois textos?
5-      De que forma o amor foi abordado nos diversos textos lidos por nós?
6-      Compare o amor de antigamente com os dias atuais. Quais as semelhanças e diferenças do comportamento de hoje?
....propostas e propostas de produção de textos......


Nenhum comentário:

Postar um comentário